Quando comecei a trabalhar em São Paulo alguns anos atrás fazendo uns bicos, era meio regra nas reuniões nos bairros chiques da cidade o ritual de colocar os Blackberrys na mesa logo no início. As caras sempre com aquela expressão de executivo(a) entediado com mais um compromisso chato e dando uma olhada no smartphone (nem sei se chamava assim antes) prum último contato com o mundo antes do sacrifício. Soube nessa época da fama da Blackberry de simbolizar uma pessoa poderosa, um executivo fodão.
Claro que tudo isso mudou em 2007 com o iPhone da Apple e, na sequência, as toneladas de modelos lançados pela Samsung com telas e preços pra tudo quanto é gosto. De chique e esperto a Blackberry ficou defasada, sistema operacional muito fechado (aí o IOS ganha fácil) e obsoleto, perdeu "agilidade" segundo os críticos, ficou meio gagá.
Então soube duma megacampanha da marca agora em 2012 pra "reposicionar" a Blackberry de volta no topo, incluindo aí um mercado com potencial como o Brasil. Putz, prum publicitário deve ser meio que um sonho pegar uma marca famosona, que foi até fetiche há bem pouco tempo, com uma boa grana pra criar uma campanha pra dar a cara dessa nova fase fodona da Blackberry, mostrar a força do produto pras gerações mais novas, já meio acostumadas com ipod e iphone - ou seja, Apple - além dos galaxys todos, mantendo ainda uma pose classuda de quem tinha as manhas com os executivos. Material pra criar não faltava.
E? E....
Vejo o resultado nos intervalos da TV. O mote é todo mundo tem outro lado. Qual é seu outro lado? Não sei bem o que se passou na cabeça dos publicitários, talvez ressaltar um outro ponto de vista, uma nova oportunidade pruma marca que já foi simbolo de status e esperteza.
E...
A propaganda mostra um tiozinho fardado pra pelada de fim de semana, dando um chute na gorduchinha - como trocentos milhões de brasileiros. A câmera foca o rosto do tiozinho, putz. Megaputz. A legenda confirma: todo mundo tem outro lado. Esse é o do João Dória Jr.
Isso mesmo, o cara do movimento cansei. O cara de pastel que organiza e apresenta concurso de cachorrinhos de madame e fica na moleza numa ilha de caras da vida aparecendo vez ou outra com pose de executivo. Esse é o cara escolhido pra alavancar a Blackberry, mostrar a força e sinalizar ao mundo o ressurgimento da marca.
Nem vou entrar no mérito do que exatamente é "todo mundo tem outro lado" pra quem fez essa campanha. Bater uma bolinha no fim de semana é outro lado de alguém? Outro comercial da mesma campanha mostra um ator da Globo vestido de boxeador e fazendo pose num ringue, isso é outro lado? Fazer boxe na academia? Se o cara for campeão mundial dos médios e eu não tô sabendo aí sim é "outro lado" prum ator. Mas definitivamente hobbys tão comuns não são "outro lado", apenas completam o lado já visível.
Qual é seu outro lado? Pergunta a Blackberry. Não sei, pra ser sincero, mas o outro lado, a cara nova da Blackberry parece ser meio afetada e cheia de botox dum playboy vazio.Te cuida Apple.
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