Palavra: Empreendedor.
O que diz:
Pessoa ousada e criativa, que se arrisca, larga o emprego e a segurança da carteira assinada pra virar "patrão" e ficar milionário.
O que deveria dizer:
A melhor maneira de retirar completamente os diretos trabalhistas, as conquistas todas de décadas de lutas dos trabalhadores e obrigar todo mundo a virar pessoa jurídica. E ainda fazer parecer que tudo isso é bom. Pior, quem não aceitar é porque é muito acomodado, não tem ousadia, criatividade, não quer ficar rico. Perfeito. Pros donos da grana.
A mágica (também chamada armadilha ideológica):
Pega-se meia dúzia de exemplos de pessoas que ficaram realmente ricas com uma boa idéia e alguma sorte e transforma-se isso em regra - com um nome: empreendedorismo - quando é claramente uma exceção. Coloca-se essa meia dúzia nas capas das revistas, entrevista um ou outro volta e meia na TV, mostrando sua vida de gente rica, pra ficar martelando na cabeça do vendedor da loja, do bancário, do professor: fique rico, é fácil. Enquanto isso milhões de pessoas, sem carteira e com CNPJ na mão, vão ficar disponíveis pras empresas através de contratos cada vez mais vantajosos, pras empresas, claro.
Por que desconfiar:
Tá todo mundo falando pra você virar empreededor - e assim ficar rico. Quem fala isso é dono de mega empresa, de jornal, televisão...ou seja, gente muito rica. Você realmente acha que essa gente muito rica quer que mais gente pobre fique tão rica quanto eles? Não vai acontecer. Eles querem continuar ricos ou ficar mais ricos - pagando menos pros trabalhadores, agora empreendedores, que têm de se virar pra pagar todos os encargos de pessoa jurídica. Plano de saúde, jornada de trabalho, hora extra, vale alimentação e transporte? Anacrônicos. Coisa de vagabundo (o termo correto pros não-empreendedores). Te vira mermão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário